Interdomicilio: Brincadeiras para estimular o seu bebé

Sabia que os nossos bebés precisam de estímulos para desenvolverem corretamente as suas capacidades cognitivas e linguísticas? Uma grande parte deste correto desenvolvimento baseia-se na brincadeira e é por isso que hoje vamos falar um pouco mais sobre as brincadeiras recomendadas para estimular os membros mais novos da casa.

Porque é que a estimulação e as brincadeiras são importantes para os bebés?
Está provado que os bebés que crescem a brincar livremente são mais saudáveis e desenvolvem mais as suas capacidades do que aqueles que não o fazem, o que mais tarde se traduz num melhor desempenho académico.
Além disso, não podemos esquecer que brincar também envolve atividade física, o que nos ajuda a manter os nossos bebés ativos e a melhorar competências como o equilíbrio e a autonomia.
As brincadeiras também desempenham um papel importante na evolução das relações sociais dos mais pequenos: durante os primeiros anos de vida dos bebés (e durante toda a sua infância), eles aprendem a relacionar-se com o seu ambiente e com os outros.
Os brinquedos ajudam a melhorar o desenvolvimento da linguagem e as interações com os outros.

Vantagens da utilização de brinquedos para bebés
– Melhoram a sua saúde e desenvolvem mais facilmente as suas capacidades.
– Mantêm-se ativos
– Promovem o desenvolvimento da linguagem
– Criam interação com os outros
– Ajudam-os a exprimir os seus sentimentos
– Ativam a curiosidade e ajudam-nas a conhecer o mundo que as rodeia.
– Favorecem a estimulação da perceção visual
– Ajudam o bebé a compreender a dissociação entre os movimentos das mãos e a motricidade.
– São igualmente úteis para trabalhar as relações de causa e efeito.

Três grupos de brinquedos importantes para as crianças
1. bonecas, animais, carros, construções… São perfeitos para as crianças reproduzirem histórias e aprenderem a imitar, a descrever e a comunicar com os outros.
2. Puzzles ou blocos: aprendem a resolver problemas e a melhorar a motricidade.
3. Bolas ou brinquedos que incentivam o movimento: ajudam o desenvolvimento motor e a interação com outras crianças.

Que brinquedo escolher em função da idade do meu filho?
Dos 0 aos 6 meses: chocalhos de plástico ou de tecido, de cores vivas
Dos 6 aos 12 meses: bonecas, blocos, mantas de atividades que favorecem a mobilidade, pirâmides de argolas…
Dos 12 aos 18 meses: carrinhos de bebé, livros com texturas que estimulam a sua curiosidade e construções simples.
Dos 18 aos 24 meses: os nossos pequeninos já são um pouco mais independentes, e podemos brincar com eles com triciclos sem pedais. Vamos brincar!
Para as crianças dos 2 aos 3 anos, a gama alarga-se aos puzzles (com peças grandes) ou puzzles simples, histórias com ilustrações em que podem imaginar a sua própria história ou até instrumentos musicais!

Não esqueçamos que partilhar o tempo com o nosso bebé é uma das melhores coisas da parentalidade. Se interagirmos com ele ajudamo-lo a desenvolver a linguagem e a capacidade de comunicação, contribuindo para o vínculo que se cria durante os primeiros anos de vida. Partilhar o tempo de brincadeiras com os nossos pequenos ajudará a promover a aprendizagem e a melhorar a nossa relação.

Na Interdomicilio estamos conscientes de que muitas vezes as famílias, devido à sua vida profissional e familiar, têm pouco tempo livre para desfrutar destes momentos únicos, por isso colocamos à sua disposição os nossos profissionais de cuidados a crianças e serviço doméstico para que possa investir o seu tempo livre naquilo que é verdadeiramente importante: a família.

Compartilhe este blog

Também lhe pode interessar:

Contacte Agora