Como cuidar das suas unhas
Com o ritmo de vida que levamos diariamente, pode acontecer que as nossas unhas rachem ou partam facilmente. Tal como acontece com o nosso cabelo, se não comermos corretamente, as nossas unhas ficarão danificadas.
As unhas são constituídas principalmente por uma proteína, a queratina, que é responsável pelo crescimento das unhas. Quando as nossas mãos estão em contacto constante com a humidade, ou quando usamos frequentemente verniz, isto pode fazer com que as nossas unhas se tornem frágeis.
Para evitar estes problemas e ter um aspeto mais saudável do que nunca, para além de seguir uma dieta equilibrada, existem alguns remédios caseiros que podem ser muito úteis.
Os remédios naturais são muito eficazes
- O primeiro truque é utilizar o azeite para fortalecer as unhas. O azeite contém substâncias que fortalecem naturalmente as unhas. Tudo o que tem de fazer é colocar um pouco de azeite com algumas gotas de sumo de limão num recipiente. De seguida, coloque-as de molho durante 15 minutos todos os dias. Verá rapidamente os resultados.
- Podemos utilizar qualquer creme hidratante ou óleo vegetal para as hidratar. Isto ajudará a nutrir as unhas quebradiças e, para tornar o resultado mais eficaz, podemos aplicar o creme todas as noites antes de ir para a cama.
- Outro remédio não muito conhecido é utilizar bicarbonato de sódio para prevenir as unhas quebradiças. Os seus componentes são excelentes para as fortalecer. Também é muito fácil de conseguir, basta colocar uma colher de bicarbonato de sódio numa tigela com água morna e deixá-las de molho durante 15 minutos.
- Com uma mistura de cerveja e vinagre de cidra de maçã, podemos restaurar a saúde das nossas unhas. Devemos aquecer um quarto de chávena de azeite e uma quantidade igual de vinagre de cidra de maçã, juntamente com outra meia chávena de cerveja, e deixá-los de molho durante 15 minutos.
Devemos dar às nossas unhas a importância de que necessitam
O crescimento das nossas unhas tem lugar na sua base, onde novas células substituem as antigas. As unhas das mãos crescem mais depressa do que as dos pés e, curiosamente, crescem ao mesmo ritmo que movimentam os continentes: 0,1 milímetros por dia.
Hoje em dia, os tratamentos cosméticos para esta parte do corpo estão a tornar-se a norma, pelo que existem lojas especializadas no cuidado das unhas e das mãos. É comum que toda a gente pinte as unhas com uma infinidade de cores vivas, especialmente durante a época de verão. Mas as nossas unhas sofrem com a aplicação contínua de elementos artificiais que são muitas vezes prejudiciais. O verniz, as unhas artificiais e a cola podem causar irritações ou reações alérgicas graves e a acetona, o principal composto do removedor de verniz, seca a raiz da unha. Por outro lado, as unhas mal arredondadas podem provocar unhas encravadas e infeções.
Por conseguinte, é aconselhável repousar as unhas durante algum tempo entre a remoção do verniz e a pintura. Evitar o tipo de produtos acima mencionados e prevenir o contacto com produtos químicos agressivos, usando luvas, por exemplo para a limpeza doméstica, são dicas que irão atenuar os efeitos que danificam as unhas. Devemos também cortar e limar as unhas com cuidado e dedicação. A utilização regular de cremes nutritivos ajuda a reforçar os componentes naturais que constituem as unhas e a evitar a sua deterioração. Existem também vernizes naturais que ajudam a recuperar mais rapidamente.
Se o estado das suas unhas não for adequado e estas medidas preventivas não ajudarem a melhorar o seu aspeto e saúde, é aconselhável consultar um especialista. Através da aplicação de produtos e tratamentos específicos, como banhos de essências e óleos, pode dar às suas mãos um aspeto saudável. As massagens às mãos são também altamente recomendadas, pois ajudam a melhorar a circulação dos membros.