A energia solar é, sem dúvida, uma grande amiga do ambiente: aproveita-se a energia do sol, transformando-a num recurso reutilizável e sem poluição, ao mesmo tempo que se poupam outros recursos valiosos. Com muitas vantagens e algumas desvantagens, a energia solar é, acima de tudo, algo que não prejudica o planeta… muito pelo contrário!

O que é a energia solar?
A energia solar não é mais do que o aproveitamento da luz e energia emitida diariamente pelo sol para ser utilizada nos mais diversos atos do dia-a-dia. A energia solar pode ser captada e posteriormente utilizada para aquecer água ou gerar eletricidade – recursos que usamos abundantemente todos os dias em casa, na escola, no trabalho e em lazer. Um recurso 100% gratuito, a energia solar é captada por células fotovoltaicas, painéis solares e outros equipamentos próprios para o efeito, que depois geram energia elétrica e mecânica. Consequentemente, essa energia solar pode ser utilizada para aquecer e tratar água, para aquecer, refrescar e ventilar espaços, e até para cozinhar. Tudo isto sem recorrer aos métodos convencionais, ou seja, é caso para dizer que energia solar é energia ecológica!

Vantagens da energia solar 
Extremamente ecológica, a energia solar tem inúmeras vantagens no que toca à poupança de recursos e dinheiro, tornando-se cada vez mais numa opção utilizada em pequena e grande escala. Veja porquê:
A energia solar é renovável.
A energia solar é gratuita.
A energia solar é limpa, ou seja, não emite qualquer tipo de poluição ou gases de efeito estufa.
Os equipamentos que tratam da captação de energia solar são silenciosos, não interferindo com o seu meio ambiente nesse sentido.
Os painéis solares são normalmente instalados nos telhados das casas/prédios, o que significa que não ocupam espaço que seria necessário para outros fins.
A própria produção das tecnologias solares é também ela toda controlada, para que o processo de fabrico não prejudique o meio ambiente.
A captação de energia solar é perfeitamente adaptável às necessidades de quem as utiliza, ou seja, se necessitar de mais energia pode simplesmente adicionar mais painéis ao sistema solar existente.
Resistentes e fiáveis, os sistemas de captação de energia solar não requerem grandes intervenções em termos de manutenção e têm uma vida de longa duração.
Embora os equipamentos solares exigem um investimento inicial mais avultado, esse investimento é rapidamente recuperado, graças ao dinheiro poupado nas contas da eletricidade, água e gás.
Fonte: Uma vida verde

Compartilhe este blog

Também lhe pode interessar:

Contacte Agora