Quando uma criança ou um adolescente não é capaz de alcançar o nível medio de rendimento escolar esperado para a sua idade e nível de ensino, estamos perante um problema de insucesso escolar.
O insucesso escolar não depende só da escola, mas em grande parte dos pais que são responsáveis por transmitir valores e hábitos que a criança deverá adquirir durante a aprendizagem. Os pais deverão fazer esta transmissão sempre com uma atitude positiva.
Se nos apercebemos atempadamente que a criança tem dificuldades, devemos analisá-las e implementar as acções necessárias para as superarmos. É necessário darmos mais atenção à criança, contratar aulas particulares de apoio ao estudo, criar objetivos de aprendizagem à criança, etc…
Existem várias regras que nos podem ajudar a prevenir estas dificuldades, algumas delas são:
– Ouvir a criança e perceber as razões porque não estuda ou não se motiva com a aprendizagem.
– Dar-lhe responsabilidades em casa. A experiência pedagógica demonstra que os alunos que participam em algumas tarefas de casa têm mais sucesso nos estudos do que aqueles que não participam.
– Ajudá-los a fazer os trabalhos de casa e ensiná-los a organizar o seu tempo.
– Falar com o professor, para conhecer a sua visão sobre o rendimento da criança e o seu comportamento na sala de aula.
Está demonstrado que uma das principais razões do insucesso escolar prende-se com o facto de os alunos não saberem estudar, daí a importância dos bons métodos de estúdo e de os criar desde os primeiros anos de escolaridade.
Se necessitar de professores particulares ou explicadores, ou mesmo apoio psico-pedagógico ao domicílio, recorra a profissionais e ao conforto e tranquilidade que a empresa líder na prestação de serviços ao domicílio lhe pode proporcionar também nesta área.
“Interdomicilio: uma chamada, um mundo de serviços.”
Na Interdomicilio temos a solução… Contacte o Centro Interdomicilio mais perto de Si!