O quarto é a divisão da casa onde mais horas passamos por dia. Para ajudar num melhor descanso, deve estar arrumado e livre.
A seguir, identificamos alguns dos principais problemas para que o quarto não esteja ordenado e deixamos alguns conselhos.
Cama por fazer
É o primeiro problema para se ter um quarto desarrumado. Para que não alastre a outras áreas, faça a cama todas as manhãs.
Só o facto de a cama estar feita e sem roupa espalhada por cima, já dá uma sensação de ordem.
Cadeiras usadas como cabides
O quarto deve ter espaços de arrumação para tudo quanto utilizamos e que normalmente deixamos em cima da cama ou de cadeiras. Por exemplo, ter uma sapateira, ter um cabide para pendurar a roupa quando se chega a casa.
Também devem haver armários, camiseiros, cómodas e outros espaços de arrumação para roupa e acessórios. Assim, evita-se o uso de cadeiras como cabides.
Cesto de roupa suja
Para manter a ordem do quarto, deve haver um cesto para a roupa suja, de preferência com tampa, para que a roupa não se veja. Evita que a roupa já usada se já acumulando noutros sítios do quarto.
Organizadores para cosméticos
Outras coisas que estão sempre nos quartos, são cosméticos. E, com a pressa da manhã, acabam por ser deixados em qualquer lado. Para evitar que sejam deixados em qualquer lado ou, por vezes, até perdidos, aconselhamos a que tenha organizadores e pequenas caixas para que estejam todos juntos e saiba sempre onde estão.
Guarda-joias
É também fundamental que colares, pulseiras, pendentes, relógios e outros acessórios esteja num guarda-joias para que se saiba sempre onde estão e dê um ar ordenado ao quarto.
Libertar mesas-de-cabeceira
As mesas-de-cabeceira começam por ser um elemento decorativo e terminam como um depósito de tudo quanto não sabemos onde meter. Por isso, deve ser rígido e deixar apenas o despertador, um livro e o cadeeiro.