As alergias são processos de defesa desproporcionais do sistema imunitário. A resposta alérgica também o é e pode ser ligeira ou colocar mesmo a vida em risco. As alergias afetam aproximadamente um terço da população da Europa e está a crescer. Portugal não foge ao padrão.
Perante isto, é fundamental ter particular cuidado com os idosos, com sistemas imunitários mais débeis.
A Interdomicilio deixa-lhe oito dicas úteis para idosos, a ter em conta particularmte durante a primavera e verão, altura em que mais se sofre de alergias:
- Fique atento às previsões do tempo e evite sair de casa durante os dias com alta concentração de pólen.
- Mantenha as janelas fechadas para evitar que o pólen entre em casa. Use um filtro de ar para ajudar a purificar o ar em sua casa. Areje apenas ao final do dia.
- Lave as mãos e o rosto com frequência, especialmente depois de sair de casa. Isso ajudará a remover o pólen que possa ter na pele e olhos.
- Lave as roupas de cama (que devem ser de algodão) com frequência e use água quente para matar os ácaros que possam causar alergias.
- Evite contato com animais de estimação que possam ter pólen em seus pelos ou pele.
- Use óculos de sol para proteger os olhos de alergénios transportados pelo vento.
- Se sofre de alergias graves, pode ser necessário consultar o seu médico e ponderar o uso de medicamentos prescritos para aliviar os sintomas.
- Fale com o seu médico ou farmacêutico sobre opções de tratamento de alergias, como sprays nasais ou anti-histamínicos, que podem ser eficazes para reduzir os sintomas.
A melhor opção é sempre consultar um profissional de saúde qualificado para obter orientação personalizada e específica para sua situação clínica.