Manter o equilíbrio e o bem-estar físico e mental dos idosos é um desafio que mais tarde, ou mais cedo teremos de enfrentar, seja porque pessoalmente também chegaremos a essa idade, ou porque temos familiares e amigos que estão a passar por essa fase da vida. Daí que é essencial ocupar o tempo livre da melhor forma possível, tornando o envelhecimento mais ativo. Desta forma estaremos a contribuir para prevenir doenças, aumentar a mobilidade e a sensação de pertença à comunidade.
Ocupar o tempo livre do idoso é propor-lhe lazer, é oportunidade que cada um tem para si, para fazer o que gosta, para conviver com quem estima, para se expressar como pessoa. Assim deixamos-lhe algumas sugestões de como poderão os mais idosos ocupar o tempo livre que têm.
1 – Desporto
O exercício físico é um complemento indispensável para a vida de um idoso, pois melhora a sua flexibilidade e aumenta o nível de resistência dos músculos. A natação, o ioga, a hidroginástica, ou simplesmente uma caminhada à beira-mar são das atividades físicas preferidas dos mais velhos.
2 – Trabalhos Manuais e outros
Atividades como costura, tricô ou croché, bricolage, entre outros, podem todas ligadas a determinadas habilidades dos idosos, sem caráter obrigatório, quer no âmbito social quer no familiar.
3 – Dançar
A dança é, sem dúvida, uma atividade alegre e bem-disposta que estimula a mente, pois obriga o cérebro a tomar decisões muito rápidas na realização das mais variadas coreografias. Atualmente, os seniores dedicam muito do seu tempo livre à dança, pois esta é uma forma de se manterem socialmente ativos depois da reforma.
4 – Voluntariado
Os idosos podem fazer voluntariado para ajudar uma associação, ou uma instituição. Ao fazê-lo estarão a criar novas redes sociais e relações de amizade, para além de sentirem que estão a prestar um dos mais nobres serviços à comunidade.
5 – Artes Plásticas
Os idosos podem dedicar o seu tempo à criação de algo novo que esteja relacionado com as artes plásticas, como o desenho, a pintura e a escultura ou as artes cénicas, como a dança e o teatro.
6 – Viajar
Fazer viagens é um dos passatempos mais divertidos e enriquecedores que uma pessoa pode realizar. Durante o período da reforma, há sempre mais tempo livre para passear e para viajar, conhecendo tudo aquilo com que sempre sonhou.
7 – Atividades culturais
Podem ser desenvolvidas em diferentes campos como o cinema, o teatro, leituras, cursos, palestras, entre muitas outras. As universidades da terceira idade, que muito têm se propagado nos últimos anos, têm cursos para todo os gostos e são um centro de aprendizagem para os mais velhos.
8 – Jardinagem
Cultivar um jardim ou cuidar de uma horta é uma atividade terapêutica que combina o exercício físico com a criatividade e o ar livre.
Fonte: BeDriven