O inglês é sem sombra de dúvidas uma das línguas mais globalizadas do mundo, sendo a mais utilizada dentro das empresas. Hoje, quem não fala inglês, além de não conseguir ter um excelente cargo no mercado de trabalho, acaba por não desfrutar de tudo aquilo que a aprendizagem de uma nova língua nos traz.
1. Pense na língua inglesa
Pensar em inglês é uma ótima maneira de treinar o que você aprende nos estudos. O cérebro separa os idiomas de sua língua nativa sempre que você estuda. O que você tem que fazer é aprender a usar o inglês como se fosse a sua língua nativa.
2. Repita até automatizar
É extremamente importante repetir as frases ou expressões que você vê ou escuta em qualquer fonte da língua que está a aprender. Isso faz com treine o que já sabe e, ao mesmo tempo, aumente seu vocabulário, memorizando todas as palavras, melhorando a pronuncia e facilitando o processo de absorção dos conteúdos que virão no que for aprendido futuramente.
3. Vá além da língua
Este, é um outro erro de muitos estudantes de inglês: estudar apenas a língua e não se envolver com a cultura do país. Se está a estudar um idioma diferente e novo, não espera que os nativos se comportem como você, certo? Para entender não só o mecanismo da língua, mas o uso dentro de um contexto cultural, é preciso aprender sobre os nativos e sobre tudo o que está envolvido com a língua. Dessa forma, fixa melhor o idioma.
4. Estude gramática
Muitos batem na mesma tecla: estude uma língua de forma solta, sem ter tanta preocupação com a gramática. Na realidade, não é bem assim. Você precisa de estudar a gramática, mesmo que minimamente, para saber como e quando deve usar determinadas expressões. Quem sabe gramática, por exemplo, poderá saber o que faz parte da língua e distinguir o coloquial do formal.
Fonte: Ser Estudante